filme

A ligação entre Cinema e Moda

Ao longo da história do cinema, a moda sempre esteve presente na sétima arte, desde o figurino até os aspectos mais técnicos. São expressões artísticas que andam juntas. Até mesmo o processo de construção de um filme é similar ao de uma peça de roupa. Ambas passam pelo brainstorming, que é a dinâmica de criar uma ideia, o briefing, onde se junta as ideias, a seleção de profissionais e suas funções, e também a escolha de materiais para que o produto final seja realizado. Vendo sua importância, o Oscar, a premiação mais importante do cinema, criou categorias como melhor figurino e melhor maquiagem, ambas diretamente ligadas ao universo da moda. Pensando nisso, separamos cinco filmes sobre moda para vocês assistirem:

filme-moda-01

1 – O Diabo Veste Prada (2006)

Um dos clássicos filmes sobre moda. Conta a história de Andrea Sachs (Anne Hathaway), uma jovem que conseguiu emprego em uma famosa revista de moda de Nova York e vira assistente de Miranda Priestly (Meryl Streep), principal executiva da revista. O roteiro se desenvolve no meio dessa relação, mostrando os contrastes e semelhanças entre as duas mulheres.
É uma comédia que trabalha muito bem o mundo da moda, mostrando o funcionamento de uma revista do meio e o crescimento profissional da protagonista.


2 – Coco Antes de Chanel (2009)

Filme-biografia que mostra a vida da estilista antes da criação de seu império da moda. Nele temos acesso aos principais momentos da vida de Chanel, mostrando sua personalidade, primeiros trabalhos e romances. Uma obra obrigatória para quem quer se aprofundar na vida de uma das mulheres mais importantes do mundo da moda.


3 – Fashion (2012)

Um documentário fundamental para os amantes de moda e da sétima arte. Dirigido por Olivier Nicklaus, ele apresenta uma linha do tempo da moda nos últimos 30 anos, contando um pouco do surgimento de estilistas como Jean Paul Gaultier, Thierry Mugler e Claude Montana. Indo dos anos 80 até o atual período de globalização e criação de grandes conglomerados do mundo da moda, o filme mostra ótimas imagens dos bastidores desse universo.


4 – O Verdadeiro Custo (2015)

Um documentário com foco no consumo desse mercado. Ele realiza uma crítica ao sistema de moda, mostrando como a velocidade e a quantidade roupas produzidas geram uma exploração dos trabalhadores, criando muitas vezes um trabalho análogo à escravidão. Além disso, ele também aborda uma reflexão sobre os lixões em países carentes, onde vão várias roupas doadas, destruindo a indústria local de confecções. É um filme que mostra um lado da moda que não estamos acostumados, fugindo de toda a glamourização.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

3 Comments

  • Reply Bárbara Daisy 10 de abril de 2017 at 11:39

    Oi MAry! Excelente postagem! Não conhecia esses dois últimos filmes, já vou procurar pra assistir. E concordo, por mais que alguém diga que não segue moda, tem estilo próprio, etc…ela mal sabe o quanto a moda está na vida dela.

    :**

  • Reply julia 10 de abril de 2017 at 12:35

    esses filmes são incríveis!
    beijos

    http://www.julialisblog.com/

  • Reply Carolina R 11 de abril de 2017 at 9:37

    Já vi todos e adoro cada um por um motivo
    bjs

  • Leave a Reply