dicas

Chocolate saudável que emagrece? Conheça os benefícios da alfarroba

Quem não ama se deliciar com um chocolate de vez em quando, não é verdade? Quando isso é feito de forma moderada, sem interferir descontroladamente na dieta, não faz mal algum. O máximo que poderá sentir é um gosto único no paladar e uma sensação de bem-estar nas alturas, como nenhum outro alimento é capaz de provocar.

Por outro lado, o consumo exagerado dessa guloseima, considerada uma das mais apreciadas em todo o mundo, pode engordar – e muito, por conta do seu alto teor de gordura, açúcar e calorias – e comprometer a saúde, com o risco de doenças crônicas, tais como a diabetes e a acne, causadas, na maioria dos casos, pela ingestão excessiva de açúcares.

É por isso que a dica dos especialistas para continuar saboreando um chocolate sem arriscar a saúde é sempre a moderação. Beliscando o doce em pequenas quantidades e algumas vezes no mês, você poderá prolongar a sua expectativa de vida e não precisará nunca eliminar a iguaria do seu cardápio.

Mas, o que devem fazer os chocólatras de plantão, que não controlam aquela vontade de comer uma barra de chocolate inteira? Neste caso, a recomendação é recorrer a alimentos paliativos (calmantes) e que possuam sabor e propriedades semelhantes aos do cacau, como a alfarroba, que é o assunto do nosso artigo de hoje.

Considerada um “chocolate saudável”, a alfarroba pode substituir o cacau na fabricação da guloseima e de outras tantas receitas, sendo indicada até mesmo para quem quer emagrecer, uma vez é bem menos calórica que o chocolate.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue lendo esse artigo até o final e conheça tudo sobre a alfarroba e quais são os benefícios de inseri-la na sua dieta!

dica-alfarroba-01

O que é a alfarroba?
A alfarroba – conhecida também como algarrobo, alfarrobeira, algarobia e goma-de-mesquita – é uma espécie de vagem, de coloração marrom-escura e sabor adocicado, que nasce em uma árvore chamada alfarrobeira, oriunda da costa do Mediterrâneo.

Popularmente considerada uma planta medicinal, a espécie já era cultivada pelos gregos antigos e, atualmente, é utilizada pela indústria alimentícia na fabricação de gomas, espessantes e farinhas em pó, em substituição ao cacau, podendo ser usadas para preparar receitas doces na cozinha, como o chocolate.

Rica em nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo, como proteínas, fibras, vitaminas A, do complexo B, como a B1 e a B2; potássio, cálcio, sódio, magnésio, ferro, além de compostos fenólicos antioxidantes, como o ácido gálico, flavonóides, quercetina, taninos, miricetina, entre outros, a alfarroba pode atuar no nosso corpo com funções laxativas, saciantes (ideal para emagrecer), adstringentes, afrodisíacas e até reguladoras da glicemia no sangue. Sendo assim, os seus benefícios à saúde podem ser variados, como você vamos te mostrar a seguir.

Carob powder in bowl with chocolate pieces on wooden background

Quais são os benefícios?
• Ajuda a emagrecer (por ser menos calórica e com alto teor de fibras em sua composição, que aumentam a sensação de saciedade);
• Combate o colesterol ruim (LDL);
• Melhora o funcionamento do sistema nervoso;
• Fortalece os músculos do corpo;
• Melhora as atividades cerebrais;
• Previne doenças cardiovasculares;
• Auxilia no desenvolvimento saudável de ossos e dentes;
• Melhora a visão;
• Melhora o aspecto da pele;
• Combate o envelhecimento precoce (devido às suas propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres);
• Previne o câncer;
• Trata a obstipação (prisão de ventre);
• Fortalece o sistema imunológico;
• Melhora a digestão;
• Previne e controla a diabetes;
• Combate doenças degenerativas;
• Combate úlceras, vômitos e diarréias;
• Melhora a saúde sexual;
• Controla os níveis de açúcar no sangue.

Chocolate que emagrece? Saiba as diferenças entre o cacau e a alfarroba
Apesar de possuir sabor e características semelhantes aos do cacau, a alfarroba apresenta algumas diferenças em relação a este ingrediente, que podem ser essenciais e levados em conta na hora de escolher o melhor para o emagrecimento.

Enquanto o cacau possui um alto teor de gorduras, que pode chegar aos 23%, a alfarroba contém apenas 0,7%, o que a torna ideal para ser consumida por pessoas que querem perder peso.
Por outro lado, em relação às quantidades glicêmicas presentes em sua composição, o cacau sai ganhando, com apenas 5% de açúcares entre os seus ingredientes. Já a alfarroba, por sua vez, dispara na frente, com quantidades entre 38% e 45% de índice glicêmico.

Mesmo assim, acredite: a alfarroba continua em vantagem quando o assunto é emagrecer. Apesar de estar praticamente empatada em termos de valor calórico com o cacau, a alfarroba é adocicada naturalmente e não precisa levar mais açúcar na fabricação de chocolate e outras receitas para ficar mais compatível com o nosso paladar.

Ao contrário disso, o cacau é mais amargo, ou seja, precisaria de uma maior quantidade de açúcar no preparo de receitas e chocolate para ficar em bom gosto na boca, o que o torna menos benéfico para ser inserido na dieta, principalmente de quem quer secar a barriga.

• Artigo Relacionado: Como fazer Chocolate Quente com Leite de Soja

Como consumir?
A farinha de alfarroba, que extraída das suas sementes torradas e moídas, pode ser usada para fazer inúmeras receitas, como chocolate, mousse, bolos, pães, cremes, crepes, bolachas, entre tantas outras que podem substituir o cacau ou a própria farinha de trigo no preparo. Basta usar a imaginação!

Onde comprar?
Você pode encontrar a farinha de alfarroba à venda em lojas de produtos naturais, mercados e farmácias de manipulação, inclusive pela internet.

Post convidado: TudoEla

Previous Post Next Post

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply Prof #RosiFeliciano Oliveira 24 de outubro de 2016 at 13:17

    Olá tudo bem? Mandei no seu email um artigo superinteressante sobre Novembro Azul. Publique na primeira semana de Novembro, para obter mais resultado. Caso não tenha recebido é só solicitar. Obrigada

  • Reply Wanessa 24 de outubro de 2016 at 13:59

    eu nunca experimentei. Tenho vontade!!
    bjoka http://diadebrilho.com

  • Leave a Reply