dicas

Vai viajar e não sabe por onde começar? Aprenda a montar um roteiro de viagem!

Para quem já está acostumado a viajar preparar um roteiro para a viagem é, praticamente, algo intuitivo! A pessoa vai pesquisando e, no final, em pouco tempo já tem tudo planejadinho e sem muitas dificuldades. Outras pessoas têm experiência, mas têm problemas com organização. E tem mais um caso: aqueles que estão entrando na onda de viagens agora e não sabem por onde começar! Por isso, toda a ajuda é bem vinda! Claro que as dicas aqui serão bem gerais, porque a montagem do roteiro vai depender muito do perfil do viajante, dos objetivos e por aí vai… Alguns curtem praia, outros montanha. Algumas pessoas querem tranqüilidade e outras badalações… Tem viagem com família, amigos e sozinho! Enfim, são infinitas possibilidades. O que você vai conferir aqui é um roteiro básico que pode ser seguido por todos! Vem conferir!

viagem-dica-roteiro

Definições básicas:

Pode parecer bobeira, mas, antes de qualquer coisa, você precisa fazer umas definições básicas antes de ir para o roteiro em si! Três perguntas que você precisa responder:

1-Onde quero ir?
É óbvio? Não! Muita gente quer viajar, mas não tem ideia de onde ir, já que são muitas possibilidades! Então esse é o primeiro passo! Definir o local!

2-Quanto tempo pretendo/posso ficar?
Uma semana? Um final de semana? 20 dias? Um mês? Isso precisa ficar muito claro, porque a partir dessa definição, vamos pode partir para o outro item essencial: orçamento!

3-Tenho dinheiro para o que eu pensei?
Com as duas perguntas acima respondidas, agora é hora de pensar na grana! Essa é a parte mais complicada para quem não se dá muito bem com números! Mas é mega necessária! Só depois disso passamos para as próximas etapas! Se a viagem for feita de carro é interessante fazer um levantamento da quilometragem que irá rodar e uma previsão do gasto com combustível, pedágio e estacionamento. Se for de avião ou ônibus, o levantamento será sobre custo das passagens, traslado, táxi (ou Uber) durante a estadia na cidade.

Depois que você já pensou nisso tem mais algumas partes: custo com estadia e alimentação. Ah, e é bom deixar sempre um dinheiro reservado para as eventualidades como, por exemplo, ingressos (museu, show, balada), uma lembrancinha, um restaurante diferenciado ou para algum imprevisto mesmo. Depois de fazer todo esse levantamento é possível ter uma ideia da média dos seus gastos por dia e uma boa noção de quanto irá custar essa viagem. Outra dica: é muito legal usar cartão de crédito durante a viagem por conta da comodidade, mas, cuidado para não abusar! Depois, no mês seguinte, você vai se deparar com uma fatura nada agradável! Já ia esquecendo, se a viagem for longa, seja de tempo ou distância, é até interessante contratar um seguro, que pode ser feito em alguma agência de viagem!

Roteiro de viagem na prática:

Destino definido, dias de viagem e gastos: agora chegou a hora de pensar no roteiro! Locais para conhecer, onde comer e o tempo de deslocamento do seu hotel até o passeio escolhido. Vem conferir como fazer tudo isso:

-Pesquisar
Pesquisar: essa vai ser a palavra de ordem na hora de montar o seu roteiro. Aí o nosso amigo Google entra na jogada! Procure ler blogs, assistir vídeos sobre os destinos, opiniões em sites de avaliações, grupos no facebook e todas as ferramentas que você tiver em mãos! Leia tudo e comece escrever, em tópicos, o que mais agrada de acordo com o seu objetivo de viagem. Nessa hora você vai se deparar com uma lista com milhares de coisas e você precisa filtrar: o que realmente vale a pena, o que é imperdível e o que cabe no orçamento. Ok. Com a listinha em mãos vamos para a próxima parte que é organizar esses planos.

-Divisão
Esse é o momento que você vai dividir os passeios pelo número de dias que você vai ficar no local. No momento de fazer essa separação, pense sempre no seguinte: dois pontos turísticos são próximos um do outro? Então os visite no mesmo dia! O motivo? Não perder tempo com deslocamento. Vou citar um exemplo simples: estou em São Paulo para fazer um roteiro turístico e no primeiro dia decidi conhecer alguns pontos da Avenida Paulista e em seguida vou para o bairro da Liberdade. Aí no dia seguinte, eu volto para Avenida para conhecer mais um pouquinho. Pode ser que funcione, mas talvez esse “vai e volta” não compense. A ideia é a seguinte: conheça tudo o que tiver que conhecer na avenida mais importante do país no primeiro dia: bares, restaurantes, museus e experimente todas as sensações! Aproveite verdadeiramente, sem pressa! No dia seguinte, você se aventura no bairro! Esse destino foi o primeiro que veio em mente, mas poderia ser qualquer outro. É só para você entender sobre a questão do deslocamento e também sobre o item abaixo!

-Maratona
Sempre quando vou falar de roteiro penso na questão da maratona. Tem muita gente que gosta de conhecer mil lugares num único dia e, no final das contas, acaba não conhecendo nada. Quando eu falo nada, quero dizer que o viajante não aproveitou tudo que poderia, apenas deu uma passadinha. Eu não recomendo. Sempre penso que menos é mais. Mais vale um local bem visitado e com tempo, do que passar por vários na correria.

-Dia Livre
Algo que sempre indico é deixar um dia totalmente livre: sem programação. Isso, porque, ao chegar ao local você pode tirar algumas ideias com moradores locais. E pode ser super interessante! É aquele passeio que você não estava esperando e que faz toda a diferença sabe?

Pessoal, esses são pontos básicos para montar um roteiro! Seguindo, com certeza, será muito simples organizar sua viagem dos sonhos! Dica extra: não se esqueça de sempre levar todos os documentos. Parece bobeira, mas com tanta informação a gente acaba se esquecendo de coisas simples! É isso! Espero que tenham curtido as dicas e se tiver mais alguma deixe, abaixo, nos comentários!

Este post foi escrito pelo Blogueiro convidado Matheus Bertoluci.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply Bruna Virgínia da Silva 25 de março de 2017 at 15:38

    Que dicas incríveis!
    http://www.brunavirginia.com

  • Reply Lívia Madeira 26 de março de 2017 at 8:27

    ADOREI esse post, viajar é td de bom! e montando um bom roteiro da pra aproveitar muito bem!

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

  • Leave a Reply