saúde

5 principais benefícios do vinho tinto

O fim de ano já tá batendo na nossa porta. E junto com ele vem as festa, as confraternizações, né? Uma bebida que combina com essas ocasiões é o Vinho tinto, que faz parte da história de Cristo e do Natal.

Mas apesar de ser uma bebida alcoólica o vinho traz muitos benefícios à saúde. Quando consumido moderadamente, né gente?! Hahaha


Então listei 5 benéficos no vinho tinto!

Nas últimas décadas, a medicina tentou encontrar a explicação do que é chamado de “paradoxo francês” associado ao consumo de vinho tinto. O paradoxo francês refere-se à observação de que os franceses sofrem uma incidência relativamente baixa de doenças coronárias, apesar de ter uma dieta relativamente rica em gorduras saturadas.

Todos sabem que a cozinha francesa está cheia de alimentos gordurosos, além do consumo de vinho. Ao mesmo tempo, a incidência de doenças do coração em França é 40% menor do que o esperado para a sua dieta alta em gordura (especialmente para utilizadores vinho tinto). Então, onde está o segredo?

Uma investigação levou a descobertas fascinantes: o vinho tinto contém antioxidantes muito poderosos (chamados “polifenóis” e “resveratrol”) que não só protegem o sistema cardiovascular contra dano oxidativo induzido pela inflamação, mas pode proporcionar outros benefícios saúde, tais como o aumento da expectativa de vida, a prevenção de câncer, e a proteção do sistema nervoso, melhorando a saúde mental, prevenindo o stress e a depressão, etc.

Alguns cientistas sugerem que os que bebem em doses moderadas pode ter um risco significativamente menor de doenças como: câncer, diabetes, doença de Alzheimer e todas as coisas que vem em conjunto com o envelhecimento.

Beber um copo de vinho tinto por dia, de preferência durante o jantar, poderia ser uma boa ideia para um ponto de vista anti-envelhecimento, anti-cardiovascular e anti-câncer. Beber mais do que o recomendado pode ter o efeito oposto sobre sua aparência e sua saúde.

Mulheres absorve o álcool mais rápido do que os homens por causa de seu baixo conteúdo de água corporal e diferentes concentrações de enzimas no estômago: isto significa que o consumo moderado de vinho deve ser em menor quantidade para as mulheres do que para os homens. Apenas o consumo moderado de vinho tinto pode proporcionar benefícios à saúde.

1. Câncer

Os benefícios que o resveratrol tem mostrado em testes de laboratório com mamíferos demonstrou que o resveratrol pode prevenir e reduzir o câncer. Foi dada especial atenção à suas fortes propriedades antifúngicas e antivirais.

Os antioxidantes presentes no vinho tinto, é um recurso natural capaz de bloquear, por exemplo, o crescimento das células responsáveis pelo câncer de mama ou pulmão.

Pesquisadores do Cedars-Sinai Medical Center, em Los Angeles descobriram que substâncias químicas nas cascas e sementes de uvas vermelhas reduzem os níveis de estrogênio, aumentando a testosterona em mulheres na pré-menopausa: isto é, certamente, refletida em um risco mais baixo de desenvolver câncer da mama. Não é só o vinho tinto que possuem os benéficos, mas sua matéria-prima: as uvas vermelhas.

Eles sugeriram que, quando as mulheres escolhem consumir uma bebida alcoólica, eles devem considerar vinho tinto.

2. Depressão

Cientistas espanhóis relataram que beber vinho tinto pode reduzir o risco de depressão: as mulheres e os homens que bebiam dois a sete copos de vinho por semana eram menos propensos a serem diagnosticados com depressão.

Em melhores resultados foram observados ainda em pessoas com um estilo de vida saudável.

3. Envelhecimento

Pesquisadores da Escola Médica de Harvard relataram que o vinho tinto tem propriedades anti-envelhecimento: o resveratrol é responsável por este efeito benéfico.

É interessante mencionar que as propriedades anti-envelhecimento de vinho tinto têm sido bem conhecido há séculos: mosteiros de toda a Europa estavam convencidos de que o motivo da longevidade de seus monges, em relação ao resto da população, é em parte, devido ao seu consumo moderado e regular de vinho.

Estudiosos da Universidade de Londres descobriram que as procianidinas, compostos normalmente encontrados no vinho tinto, mante os vasos sanguíneos saudáveis ​​e são um dos fatores que contribuem para a maior expectativa de vida.

Os problemas de memória são considerados um “efeito colateral” comum no envelhecimento, pode ser prevenido também.

4. Peso

Muitos se perguntam vinho engorda ou emagrece? Pesquisadores coreanos encontraram que o piceatannol encontrado nas uvas vermelhas é semelhante ao resveratrol, pode bloquear processos celulares que permitem que as células de gordura parem de se desenvolver e crescer.

Eles sugeriram que o vinho tinto, precisamente o piceatannol poderia ser usado para a perda e controlo de peso.

5. dentes

The Business Journal of Agricultural and Food Chemistry publicado em 2014 relatou que o vinho tinto pode matar as bactérias prejudiciais que vivem na boca e que podem causar doenças dentárias. Eles sugeriram que o vinho tinto pode prevenir as cáries.

Previous Post Next Post

2 Comments

  • Reply Kaila Garcia 13 de dezembro de 2016 at 8:45

    Amei demais seu post, nunca que eu iria imaginar que o vinho tinto tivesse tantos benefícios! Amei. ♥

    http://www.kailagarcia.com

  • Reply rosi 13 de dezembro de 2016 at 12:04

    Um dos símbolos do Natal são os vinhos e o que poucos sabem é que o vinho pode trazer benefícios para saúde.

  • Leave a Reply